Skip to content

Opinião: Wagner Moura canta com Legião Urbana

04/06/2012

Na última semana tive o prazer de assistir ao show do Wagner Moura com Dado, Bonfá e milhares de pessoas no MTV ao vivo… Incrível como o show movimentou as redes sociais e como também alavancou a audiência da MTV…

Achei uma sacada incrível da emissora em fazer esse show…talvez o mais perto que algumas pessoas poderiam chegar de um show ao vivo de uma das maiores bandas de todos os tempos… E na plateia era possível ver jovens que nem eram nascidos na época de Renato e sua trupe. Também havia pessoas que talvez um dia viram uma apresentação ao vivo do trio, ou mesmo se identificavam com as letras na época em que elas eram escritas.

Eu virei fã da Legião em meados do ano 2000, depois que minha mãe comprou o então recém lançado Acústico MTV. Ouvia sempre no volume máximo, deixei meus pais cansados de algumas letras e passei a pesquisar tudo sobre os álbuns e a história da banda. Tive a ajuda da minha ex-namorada para completar a coleção de CDs, busquei músicas raras na web e vasculhei sebos em busca de LPs.

Mas voltando ao show, concordo que o Capitão Nascimento não é um exímio cantor…mas Renato Russo era? Sem comparações ridículas, como alguns quiseram fazer, nosso poeta era bom de letra, mas atravessava algumas músicas ao vivo, errava letras e até desafinava…Wagner Moura só não errou as letras, porque, como ele mesmo disse, é um grande fã de Renato, Dado e Bonfá e deve ter ensaiado exaustivamente.

Esse espírito contagiante de fã ficou claro no palco. A todo o momento ele se mostrava como um verdadeiro fã e não apenas mais um cantor interpretando as músicas da Legião. O filho de Renato, Manfredini Jr. , disse que esperava artistas da nova geração cantando esse tributo e não um ator.

Mas parem e pensem…um artista da nova geração ou mesmo um artista qualquer, seja o mais renomado possível, não subiria no palco na condição de fã. Traria sua bagagem de cantor e até ofuscaria os atores principais, Dado e Bonfá… E Wagner conseguiu ser artista principal e coadjuvante ao mesmo tempo. Dinho Ouro Preto não conseguiria isso e nem mesmo Herbert Viana.

Certa vez ouvi que Nando Reis (ex-titãs) poderia substituir Renato, ou que a tal banda Catedral com seu vocalista imitando o timbre de Renato poderia tocar com os legionários. Pura besteira. Muitas bandas conseguiram seguir em frente sem seu vocalista principal…uma delas Barão Vermelho sem Cazuza…Mas alguém ousaria substituir Renato Russo??

Quem criticou Wagner Moura, dizendo que Renato se remoia no Caixão, ou que Dado e Bonfá estavam envergonhados de tocar com ele não entendeu o espírito do show…um tributo, uma homenagem, e não uma substituição.

E a plateia presente nos dois dias provou o sucesso….cantaram juntos todas as músicas, pediram Faroeste e foram atendidos. Cantaram até mesmo sem a presença dos artistas no palco. Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas, banda pardinha da Legião, fez  uma participação discreta, mas muito boa. Assim como o gaitista que cantou com Dado, Andy e o tal Catatau, que até agora não sei quem é. A Sinfônica também merece aplausos….Legião Urbana acompanhada pela Orquestra foi fenomenal.

Muito legal também a versão de Geração Coca Cola, música escrita no fim dos anos 70, começos dos 80, mas que até hoje é o retrato da nossa juventude O show fez história, isso é fato. Via Láctea ao vivo pela primeira vez e com Dado tocando olhando para a projeção de estrelas foi marcante. E o que dizer de ouvir Bonfá cantando Teatro dos Vampiros?

Wagner imitou os trejeitos de Renato em alguns momentos, Bonfá disse que Pais e Filhos tinha começado errado e era para iniciarem de novo e Dado incorporou Renato Russo para expulsar um mala da plateia que o estava  xingando…E o que dizer do efeito de Sereníssima? Para que lembra da versão de estúdio, após o trecho instrumental seguinte ao verso “Não entendo o terrorismo, falávamos de amizade”, há uns gritos de fãs ao fundo. Na gravação do acústico a plateia tentou reproduzir, mas desconcentrou Renato, que elogiou, mas não regravou o trecho. No show da semana passada Wagner já esperava pelo efeito e colocou o microfone em direção ao público.

Agradeço ao meu amigo Thiago Padonavvi por ter me lembrado do show num sms recebido assim que desembarquei em SP vindo de um evento do trabalho. E também a todos os que compartilharam comentários no meu Facebook…pessoas que nunca antes haviam comentado meus status se

Wagner Moura canta com a Legião

Wagner Moura canta com a Legião

juntaram a amigos e conhecidos para compartilhar as impressões do show.

Gostaria que Wagner e os legionários saíssem em turnê juntos…ou quem sabe se confirmassem o boato que vão tocar no Rock `n Rio ano que vem na Cidade Maravilhosa…mas seria algo bem difícil….como disse Wagner Moura, esta talvez tenha sido a última apresentação de Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá no palco cantando Legião Urbana! Faltaram muitas outras músicas marcantes, mas infelizmente não dava para cantarem todas…

O show teve falhas sim, falhas técnicas da produção, como microfonia, microfone do Wagner desligado na volta dele ao palco e microfone do Bonfá baixo. Mas nada que tenha comprometido no frigir dos ovos. E que venha o DVD nas lojas!!!

Para finalizar essa extensa opinião, eu reafirmo o que já disse no meu face. Subir morro do Rio de Janeiro com fuzil para enfrentar traficante é fácil, mas tem que ser muito macho para dividir o palco com Dado e Bonfá em frente a milhares de pessoas para cantar aquelas músicas. Wagner Moura, nosso eterno Capitão nascimento, tu é Caveira mermão!

Urbana Legio Omita Vinci. Ouça no colume máximo, afinal, a verdadeira Legião Urbana somos nós!!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Taís Fraga permalink
    12/09/2013 18:53

    Excelente texto Koda!!

    Concordo 100% que nesse caso um fã no palco é bem melhor que um cantor!

    Abração

  2. 26/06/2012 10:01

    Eu nem consegui assistir, infelizmente, mas adorei seu texto, Koda. Acho o Wagner Moura um artista talentosíssimo, e concordo com você, tem que ser muito macho pra encarar esse palco! Beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: